A KCS IT anuncia uma parceria com a Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF (ANP|WWF), para apoiar o programa “Golfinhos no Tejo”.
No âmbito desta parceria, a empresa tecnológica vai assegurar ações de voluntariado, formação e investimento em material – e assim reforçar o trabalho de conservação marinha desenvolvido pela Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), desencadeando um impacto positivo na comunidade e na biodiversidade. Estas medidas, segundo a KCS IT, enquadram-se no Programa de Responsabilidade Corporativa da KCS iT e reforçam ações da marca que conciliam inovação e sustentabilidade.
“A parceria com a ANP|WWF vai apoiar o estudo sobre a presença de golfinhos num dos estuários mais importantes do país. Esta medida reforça o nosso compromisso com políticas alinhadas com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos pela ONU” afirma Jorge Vara, Diretor da Consulting Services e um dos envolvidos no projeto, acrescentando que “o nosso compromisso a longo prazo com a ONGA global de conservação de natureza reforça e integra o core da KCS IT: temos a sustentabilidade como pano de fundo sem nunca descurar a tecnologia, que é fundamental para sermos bem-sucedidos. Acreditamos que é através de sinergias desta natureza que não só preparamos da melhor forma o nosso futuro e o de quem nos rodeia, como construímos e colaboramos para que esse futuro seja o mais próspero, positivo e saudável possível”.
A KCS iT compromete-se a apoiar o programa de voluntariado do Observatório de Golfinhos instalado na Torre VTS, em Algés, para a realização de observações a partir de terra, gestão e formação dos voluntários, formação na área de forma a educar e sensibilizar os colaboradores, compra de materiais indispensáveis para a continuação da recolha de informação e o reforço na comunicação. Estas são várias das iniciativas a serem levadas a cabo ao longo da parceria que se iniciou em 2022 e que terá uma extensão de longo prazo. O principal objetivo, de acordo com a empresa, é o de promover a importância dos ecossistemas marinhos e costeiros, em linha com o trabalho de conservação da biodiversidade da ANP|WWF. Esta não é uma ação isolada e está integrada no projeto da KCS IT pela defesa do planeta, algo que envolve muitas outras ações e parcerias que são parte fundamental do ADN da tecnológica. Desde 2019, tem na ilha Terceira, Açores, um centro de I&D que se dedica ao estudo e desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco na sustentabilidade.
O “Golfinhos no Tejo” é um programa ambicioso de conservação de um património excecional. Lisboa é uma das únicas capitais europeias onde é possível a observação de golfinhos em meio selvagem, tornando obrigatório a preservação do estuário do Tejo – um recurso natural valioso pela sua biodiversidade e produtividade. O grande desafio proposto é que todas as organizações devem ter um papel ativo na preservação da biodiversidade e nesse sentido, as empresas devem contribuir para o aumento da visibilidade destas problemáticas e devem ser um agente de atuação ambiental. Porque mais do que opção, a responsabilidade ambiental é uma causa a ser defendida por todos nós.