A Comissão Especializada de Gestão de Clientes da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) realiza esta sexta-feira, dia 4 de novembro, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, o Encontro “Gestão da Dívida nas Entidades Gestoras”. O objetivo é refletir e debater o tema, tendo em conta que a sustentabilidade económica e financeira é essencial para o bom desempenho das Entidades Gestoras, pode ler-se numa nota de agenda.
O programa integra três painéis: “um dedicado ao panorama atual português, outro à partilha de experiências e um exclusivo à reflexão sobre os desafios e problemas das atividades que visam a redução de incobráveis”.
De acordo com a mesma nota, este encontro vai ser igualmente marcado pela apresentação do Guia “Otimização da Cobrança das Entidades Gestoras em Baixa”, um trabalho da Comissão Especializada de Gestão de Clientes da APDA com o objetivo de informar sobre as atividades relacionadas com a gestão eficiente da cobrança, as práticas conducentes à cobrança de valores em dívida e o nível de valores incobráveis. A publicação explora, neste âmbito, o enquadramento legislativo, a descrição dos processos/atividades, a análise de dificuldades dos processos e respetivas causas, reservando ainda um espaço para sugestão de boas práticas e recomendações legislativas. De sublinhar que a concretização deste projeto contou com o apoio das seguintes entidades: Águas do Alto Minho; Águas do Norte; Águas da Região de Aveiro; Águas do Ribatejo; Águas de Santarém; Aquapor; EPAL; ERSAR; Indaqua; Intrum e SMAS de Sintra.