O abastecimento de água em alta no Grande Porto voltará a ser gerido pela Águas do Douro e Paiva. O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou ontem a reversão parcial da fusão dos 19 sistemas multimunicipais de abastecimento de água em alta, decidida pelo anterior Governo. A Águas do Douro e Paiva será um dos cinco sistemas intermunicipais a reativar.
O sistema do Grande Porto estará a funcionar em pleno a 1 de janeiro de 2017, embora o governante admita que volte ao ativo ainda este ano. O processo de reversão está em curso, mas não resultará na extinção das empresas criadas em 2015, indica o Jornal de Notícias. Haverá uma autonomização de cinco sistemas multimunicipais que foram integrados nessas empresas contra a vontade das autarquias, nomeadamente a Águas do Douro e Paiva, a Sanest, a Simarsul, a Simtejo e o sistema multimunicipal que abastecia a zona de Coimbra.
“Esses cinco sistemas voltarão a existir. Os outros poderão manter-se como estão. Essa parece ser a vontade das autarquias”, explicou Matos Fernandes.
EDP leva energia limpa a comunidades de cinco países africanos
A EDP irá financiar nove projetos de energia renovável que promovem a inclusão energética em África. O apoio de um...