A chuva que caiu durante o passado mês de outubro permitiu acabar com a seca meteorológica em quase todo o país, registando-se apenas uma situação de seca fraca no sul de Portugal.
Segundo o boletim meteorológico mensal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apenas 8% do território nacional se mantinham em situação de seca meteorológica fraca.
No documento, o IPMA refere que outubro se caraterizou por ser um mês chuvoso e quente, com as condições meteorológicas predominantes a serem de “céu muito nublado e de precipitação”. “O valor médio da temperatura média do ar, 17,06º C, foi superior ao valor normal com uma anomalia de +0,85º C”, salienta o documento. O IPMA sublinha, também, que a temperatura mínima registada em outubro, com um valor médio mensal de 12,54º C, foi o “6.º valor mais alto desde 2000 e o 15.º mais alto desde 1931”.
No boletim, o IPMA refere que devido a uma depressão, registada a 17 de outubro, o “vento atingiu valores excecionalmente elevados de vento médio, entre 70 e 90 quilómetros/hora, e rajadas superiores a 140 quilómetros/hora”, destacando a rajada de 169 quilómetro/hora registada no Cabo da Roca, no distrito de Lisboa.