No Sustainable Blue Economy Investment Forum em Cascais, um evento especial da Conferência dos Oceanos da ONU, o Grupo Águas de Portugal juntou-se a 150 grandes empresas para oficializar o seu compromisso com um oceano saudável, assinando os UN Global Compact Sustainable Ocean Principles.
As empresas que aderiram aos Sustainable Ocean Principles comprometem-se a avaliar o seu impacto no oceano e a integrar a sustentabilidade oceânica na sua estratégia geral.
“O compromisso de hoje de 150 empresas da economia azul demonstra a vontade do setor privado de apoiar o ODS 14. Oceanos saudáveis e produtivos dependem de todos os atores fazerem a sua parte. Sinto-me encorajado por essas empresas e pelo seu compromisso de integrar a saúde dos oceanos nas suas estratégias corporativas”, afirmou Sanda Ojiambo, secretária-geral adjunta e CEO do Pacto Global das Nações Unidas.
Já Fátima Borges, diretora de sustentabilidade e responsabilidade empresarial do Grupo lembra que a Águas de Portugal já é signatária do UN Global Compact desde 2010, tendo um papel ativo nesta que é considerada a maior iniciativa de responsabilidade empresarial à escala mundial: “Assumimos agora também este compromisso na defesa do oceano, integrando estes princípios na nossa Estratégia de Sustentabilidade”.
O Grupo Águas de Portugal junta-se a algumas das maiores empresas da economia azul, incluindo Mediterranean Shipping Company, Ørsted, SAP SE e Thai Union, como um dos 150 signatários dos UN Global Compact Sustainable Ocean Principles, que abrange 30 indústrias, 35 países e seis continentes, com uma capitalização de mercado total de um trilião de euros.
O UN Global Compact anunciou que se juntará a uma aliança de stakeholders globais para desenvolver uma orientação universal para as Blue Bonds – um compromisso para reforçar a consistência e transparência do mercado global no financiamento da economia azul sustentável. O Global Guidance for Bonds Financing the Blue Economy pretende fornecer aos agentes do mercado critérios, práticas e exemplos claros para empréstimos e emissões de títulos azuis.