O Presidente da República recebeu, hoje, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e deu acordo à constituição do XX Governo Constitucional.
Passos, Portas e Maria Luís Albuquerque continuam como figuras principais do novo Governo, que mantém sete ministros do anterior executivo. Jorge Moreira da Silva continua como ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, assim como Assunção Cristas, como ministra da Agricultura e do Mar, e Rui Machete, como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
Quanto às alterações, na Educação, sai Nuno Crato para dar lugar a Margarida Marques de Almeida, na Justiça, Fernando Negrão vai substituir Paula Teixeira da Cruz, na Saúde, Leal da Costa vai ocupar o cargo que antes pertencia a Paulo Macedo, na Economia, sai Pires de Lima para entrar Luís Leitão, na Administração Interna João Calvão da Silva passa a ter a pasta que antes pertencia a Anabela Rodrigues.
A grande novidade é que foi criado um Ministério da Cultura, que ficará sob a tutela de Teresa Morais.
A cerimónia da tomada de posse do novo Governo vai decorrer na sexta-feira, dia 30 de outubro, pelas 12:00 horas, no Palácio da Ajuda.