Compras em segunda mão no OLX pouparam 530 mil toneladas de emissões de CO2 em 2021. Os dados correspondem à venda de mais de 250 mil artigos em oito categorias selecionadas na plataforma, em 2021.
O relatório do OLX Portugal analisa o potencial impacto ambiental positivo da compra de artigos em segunda mão na plataforma, do ponto de vista da sustentabilidade e de uma atitude mais consciente para com o ambiente. A análise, que surge no contexto do Dia da Terra, 22 de abril, analisa a poupança ecológica nas categorias de carros e motas, tecnologia (telemóveis, tablets, computadores portáteis e televisões), roupa e livros, pode ler-se num comunicado.
Além da poupança estimada nas emissões de carbono, a compra destes artigos em segunda mão equivale a salvar 64 mil toneladas de materiais, além de 5 mil toneladas de água e 7 milhões de gigajoules de energia, refere o OLX Portugal. A nível global, “foram potencialmente salvos 34 milhões de toneladas de emissões de CO2, 4,2 milhões de toneladas de materiais e 357 milhões de metros cúbicos de água”, considerando dados correspondentes à venda de 26 milhões de artigos na plataforma do OLX em 19 países, em 2021.
“Existe uma tendência positiva no sentido da maior consciencialização ambiental e alteração dos hábitos de consumo. Dados como o relatório do IPCC sobre as alterações climáticas mostram a urgência desta transição. Consumir produtos em segunda mão é uma das formas de contribuir para uma economia mais sustentável e muitos dos nossos utilizadores, para além de procurarem um bom negócio a um preço justo, utilizam a plataforma também por esta vertente”, indica Sebastiaan Lemmens, diretor-geral do OLX Portugal.
Os carros foram o produto que, comprados em segunda mão, mais contribuíram para a poupança de emissões de CO2 em 2021, em Portugal (498 mil toneladas de CO2 não emitidas, com a venda de 77 mil veículos). Seguem-se as motas (19 mil toneladas de CO2 não emitidas com a venda de 26 mil motociclos) e telemóveis (4,6 mil toneladas de CO2 não emitidas com a venda de mais de 85 mil artigos).
Quanto à compra de um telemóvel em segunda mão, em média, permite salvar 52kg de emissões de CO2, 170g de materiais, um metro cúbico de água e 795 megajoules de energia, indica a análise, citada pelo OLX Portugal. Na compra de uma televisão usada, a poupança será de 317kg de emissões de CO2, 22kg de materiais, cinco metros cúbicos de água e 4.865 megajoules de energia. Já no caso de um automóvel, o impacto ecológico é substancial, equivalendo a salvar cerca de 5 toneladas de emissões de CO2, 688kg de materiais, 55 metros cúbicos de água e 75 mil megajoules de energia.
📸 Facebook OLX Portugal