A Power Dot acaba de informar, num comunicado, que foram instalados, nos primeiros três meses de 2022, em oito distritos, 36 novos pontos de carregamento elétricos.
Atualmente, a rede é composta por 1010 carregadores e o objetivo é chegar aos dois mil pontos até 2025, refere a empresa, num comunicado. Nos três primeiros meses do ano, a instalação destes 36 pontos de carregamento, reforça a oferta em 14 municípios, estando cada vez mais perto de atingir o seu objetivo.
Os carregadores, na maioria rápidos e semi-rápidos, foram instalados em oito distritos, nomeadamente Vila Real (Chaves), Porto (Trofa, Gondomar, Mozelos), Viseu (Viseu, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão), Lisboa (Malveira, Torres Vedras, Azambuja), Viana do Castelo (Monção), Aveiro (Mealhada), Faro (Lagos) e Setúbal (Pragal).
Cumprindo a missão da Power Dot, estes carregadores foram instalados de forma gratuita em parques de estacionamento que fazem parte da rota habitual dos condutores de veículos elétricos, como retails parks, supermercados, restaurantes, bombas de gasolina, hospitais e hotéis, de modo a que estes possam carregar o seu veículo de forma totalmente cómoda e sem terem que fazer desvios propositados.
O crescimento da rede de carregadores da Power Dot acompanha a realidade do mercado dos veículos elétricos, uma vez que, segundo os dados mais recentes, em novembro de 2021, venderam-se, pela primeira vez, mais veículos 100% elétricos (18,1%), na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, do que veículos com motores a gasóleo (17,7%). Acresce o elevado preço dos combustíveis que obriga a mudanças e os novos incentivos por parte do Governo para a aquisição de veículos elétricos que, no entender da empresa, vão impulsionar esta transição, aumentando ainda mais a procura por este tipo de veículos e, por consequência, por postos de carregamento.