A Tetra Pak, em parceria com alguns dos maiores produtores de bebidas internacionais, lança as primeiras tampas agarradas para embalagens de cartão para bebidas do mercado. Esta novidade representa, para a empresa, uma “conquista no ecodesign“, uma vez que estão a ser introduzidas “cinco novas soluções de tampa integrada”, em diferentes categorias de produtos, no Báltico, Alemanha, Irlanda e Espanha. Como parte de um projeto mais amplo, este desenvolvimento prepara o caminho para que os clientes com operações na Europa cumpram, antecipadamente, a Diretiva de Plásticos de Uso Único (SUP), que entrará em vigor até 2024, adianta a empresa, num comunicado.
“Estamos orgulhosos por fornecer soluções de tampa integrada aos nossos clientes, ajudando-os a percorrer um caminho em direção às suas ambições de sustentabilidade. As novas soluções de tampa agarrada da Tetra Pak foram concebidas para aumentar a comodidade do consumidor, tendo-se baseado em múltiplas peças de investigação para testar a sua usabilidade. Por exemplo, as novas tampas são fáceis de abrir e voltar a fechar para consumo posterior, enquanto apresentam diâmetros cuidadosamente dimensionados para um verter e beber suaves”, declara Julia Luscher, vice president de Marketing da Tetra Pak, citada numa comunicado.
Tal com explica a Tetra Pak, as tampas agarradas desempenham um papel importante na “prevenção de criação de lixo”, uma vez que a tampa permanecerá presa à embalagem: “Podem também ajudar a reduzir a pegada de carbono da embalagem, se forem selecionadas as opções de origem vegetal, feitas de polímeros derivados de fontes responsáveis, como a cana-de-açúcar, aumentando assim o conteúdo renovável da embalagem”. Além disso, a maior parte do portefólio de tampas agarradas da Tetra Pak apresenta uma “quantidade reduzida de plástico”, refere a empresa, acrescentando que, dependendo das soluções selecionadas, já conseguiu uma “redução de plástico que variou entre 7% e 15%”.
Marco Marchetti, vice-president Packaging Materials, Sales and Distribution Solutions da Tetra Pak, refre que “com estes cinco novos lançamentos, estamos a planear equipar, aproximadamente, 300 linhas de produção, na Europa, até ao final de 2022. Considerando a escala de mudança necessária ao longo da cadeia de valor, estas colaborações estão a colocar-nos a nós e à indústria alimentar, e de bebidas, num caminho célere para a aceleração da transição para uma economia circular de baixo carbono”.
Em maio, a Borrisoleigh Bottling Ltd (BBL), produtor de água, com sede na Irlanda, estará preparada para iniciar a produção comercial da nova tampa C38 Pro, de origem vegetal, nas embalagens de cartão Tetra Top® 330 e Tetra Top® 500.
A nova tampa HeliCap 26™ Pro – numa embalagem Tetra Prisma® Aseptic 1000 Square – está a ser testada no Báltico com o Cido Grupa, que lidera o segmento de sumos naquela região, há muitos anos, e exporta os seus produtos para mais de 20 países em todo o mundo.
Em Espanha, a LY Company Group iniciará, em breve, a produção comercial da nova tampa, de origem vegetal, DreamCap™ 26 Pro para a embalagem Tetra Prisma® Aseptic 330 Square.
Também em Espanha, a Lactalis Puleva – parte do Grupo Lactalis – optou por testar a nova tampa HeliCap™ 23 Pro, de origem vegetal, para a marca Lauki, embalada na Tetra Brik® Aseptic 1000 Slim.
Na Alemanha, a Weihenstephan, marca de lacticínios, irá em breve testar a produção da nova tampa LightWing™ 30, numa embalagem Tetra Brik® Aseptic 1000 Edge
A Tetra Pak também investiu fortemente para assegurar uma melhor experiência de fabrico aos clientes. As novas linhas de produção automatizadas para tampas agarradas utilizam tecnologia de Inteligência Artificial para uma maior eficiência, conclui a empresa.