A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, em parceria com a APH (Associação Portuguesa de Horticultura), a ESAS (Escola Superior Agrária de Santarém), o COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional) e a FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas) vai organizar as Jornadas Internacionais da Batata, nos dias 3 e 4 de maio, no Fórum Alcochete.
Numa altura de enormes desafios para o setor, a Porbatata reúne especialistas, produtores e parceiros para debater os temas que mais importam no atual contexto, com destaque para os mercados internacionais e exportação, a organização da produção, o aumento do custo, as novas tecnologias, a fitossanidade, a escassez de água e as alterações climáticas.
Entre os oradores internacionais convidados estão Cedric Porter, da WPM (World Potato Market), Jan Gottschall, da NAO (Nederlandse Aardappel Organisatie), Yolanda Medina da OIPACYL (Organizacion Interprofissional de la Patata de Castilla y León) ou Laurent Cavard, CEO do grupo francês Altho.
Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição), Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, o coach Alexandre Monteiro e a chef Marlene Vieira também marcam presença na iniciativa, segundo uma nota de agenda.
“As Jornadas Internacionais da Batata serão uma oportunidade única para reunir toda a cadeia envolvida na produção alimentar e colocar no centro do debate os desafios com que, hoje, nos confrontamos. Num mundo em mudança constante, iremos ouvir especialistas nacionais e internacionais, partilhar estratégias e debater os temas que preocupam os agentes do setor”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.
Esta iniciativa é organizada no âmbito do Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.
As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 21 de março aqui.