A GROHE é pioneira no setor sanitário, ao ter no seu portfólio quatro produtos que alcançaram a certificação Cradle to Cradle (C2C) no nível gold. Este é mais um marco na estratégia de sustentabilidade da insígnia de origem alemã, que fortalece o seu compromisso para com a economia circular.
A GROHE, líder global de soluções completas de casa de banho e de acessórios de cozinha, tem no seu portfólio quatro produtos que obedecem ao conceito Cradle to Cradle, crucial para atingir uma economia circular. As torneiras GROHE BauEdge S-Size, GROHE Eurosmart S-Size e GROHE Eurosmart Kitchen, bem como o conjunto de duche GROHE Tempesta têm certificação C2C no nível gold.
Em contraste com o modelo linear, a abordagem Cradle to Cradle permite à GROHE reduzir de forma drástica a utilização de novos recursos: cada produto é projetado e fabricado para aproveitar os seus componentes na fase final de vida na criação de novos produtos. Ou seja, os recursos podem ser reutilizados indefinidamente, o que vai muito além da reciclagem convencional. Os produtos certificados C2C são avaliados em cinco categorias: saúde e reutilização dos materiais, energia renovável, gestão da água, justiça social.
Para um mundo sem desperdício
A GROHE – com taxas de reciclagem de resíduos de 99%, e utilização de latão com reciclagem de até 80% – há anos que se aproxima de uma economia circular. E agora dá o próximo grande passo – de um modelo linear para a criação de valor circular, ao ter quatro dos seus produtos mais vendidos com a certificação Cradle to Cradle. Um sucesso ainda mais digno de nota se atendermos a que estes produtos GROHE submetidos para certificação alcançaram logo o nível gold. Assim a companhia reforça, uma vez mais, o seu compromisso com uma transformação sustentável. Depois de, em abril de 2020, ter alcançado produção neutra em termos de CO2, em 2021 a GROHE tem vindo a substituir todos os componentes de plástico nas embalagens de produto por alternativas ecológicas – com projetos como a Less Plastic Initiative, lançada em 2018, a GROHE estabeleceu como objetivo eliminar o plástico das suas embalagens. Resultado: poupou 32 milhões de embalagens de plástico até junho de 2021.
O impacto sustentável das torneiras GROHE BauEdge e GROHE Eurosmart é ainda potenciado pela tecnologia SilkMove ES (em que ES significa poupança de energia), que evita o uso desnecessário de água quente, fornecendo água fria apenas com a abertura da torneira na posição central. Desta forma, a tecnologia SilkMove ES da GROHE pode ajudar a reduzir a pegada de carbono de um imóvel – característica crucial tendo em conta que os edifícios e a construção constituem quase 40% das emissões globais de carbono.
Michael Braungart, o engenheiro químico alemão que desenvolveu com o arquiteto americano William McDonough o conceito de C2C, afirma que “há uma enorme oportunidade de inovação no setor da construção, uma vez que representa mais de 50% do consumo mundial de materiais. A GROHE desempenha um papel importante ao estabelecer um precedente de que a circularidade na indústria sanitária é possível”.
A GROHE deu um passo decisivo em direção a um futuro circular ao ter os primeiros produtos Cradle to Cradle, mas a jornada continua. Dado que os produtos de casa de banho têm um ciclo de vida longo, a GROHE, próxima de obter certificações para outros artigos, já está a lidar com o próximo desafio, ao trabalhar em processos para recuperar torneiras C2C descartadas.
*Este artigo foi publicado na edição 91 da Ambiente Magazine.