A Intraplás é a mais recente adesão ao “Lean & Green“, o programa europeu de certificação das iniciativas de autorregulação adotadas por empresas e organizações com vista à redução das emissões de dióxido de carbono inerentes à respetiva operação logística e de transportes.
A iniciativa, representada nacionalmente pela GS1 Portugal desde o final de 2019, conta já com mais de 600 empresas a nível mundial e terá agora a participação da empresa de embalagens alimentares especializada no tratamento e (re)utilização de plásticos, uma organização com mais de 50 anos de história que procura contribuir para uma cadeia de valor mais eficiente e sustentável através da redução da sua própria pegada de carbono.
Além das suas soluções ao nível de packaging e mecanismos de extrusão, termoformagem ou impressão, a atividade da Intraplás tem-se destacado pelas técnicas de reutilização de plásticos mistos, que chegam a transformar-se em cabides ou peças de mobiliário que, apesar de parecerem madeira, são feitos de plástico reciclado.
Duarte Faria, CEO da Intraplás, realça que a empresa “tem a clara ambição de disponibilizar embalagens sustentáveis para o mercado, sem comprometer a segurança alimentar e do ambiente, algo que impulsionou a adesão ao programa Lean & Green”. Com base nessa premissa, o responsável acrescenta que a participação “veio reforçar ainda mais o nosso objetivo uma vez que nos irá ajudar a implementar as metas definidas. Este processo terá uma duração de 5 anos, em que cada patamar alcançado será auditado de forma imparcial pelas auditoras independentes que colaboram com a GS1 Portugal no âmbito do programa Lean & Green, sempre com a finalidade de melhorar a performance e contribuir para que a Intraplás gere cada vez mais soluções sustentáveis”.
O diretor executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães, dá as boas- vindas à Intraplás, salientando que “esta adesão comprova o papel central que a sustentabilidade assume, cada vez mais, na estratégia e objetivos das empresas”. No caso da Intraplás, João de Guimarães assinala “um acréscimo de valor”, salientando as “soluções que a Intraplás apresenta no mercado através do seu portfólio de produtos e soluções, garantindo uma nova vida a um dos materiais mais transversalmente utilizados nos vários setores da nossa economia”.
“O programa Lean & Green dá um contributo muito relevante ao premiar empresas que se proponham reduzir emissões de dióxido de carbono inerentes à sua operação logística e de transporte, gradualmente, começando numa meta mínima, ambiciosa, de 20% de redução. É com verdadeiro sentido de missão que representamos este programa em Portugal e tudo faremos para mobilizar a comunidade empresarial portuguesa para estes objetivos”, reforça o diretor executivo da GS1 Portugal.
O programa Lean & Green é uma iniciativa europeia que a GS1 Portugal representa em Portugal e que tem como objetivo final acrescentar um contributo relevante para a prossecução das metas definidas no Acordo de Paris e do Pacto Climático de Glasgow, aprovado na Cimeira do Clima das Nações Unidas, reduzindo ao máximo a respetiva pegada carbónica e contribuindo para a contenção do aumento da temperatura.
Em Portugal, a Intraplás passa a integrar um painel de participantes nesta iniciativa de que fazem parte empresas como a Delta Cafés, a Nestlé Portugal, o Pingo Doce, a Bel Portugal, a CHEP, a FirstRule, a Zolve, entre outras.