O ISEG Executive Education acaba de anunciar que vai avançar, no início de março, com a terceira edição do programa executivo “Sustainable Finance: Green and Climate Finance”. As candidaturas para o curso pode ser submetidas aqui.
Pioneiro em finanças sustentáveis no país, este curso foi especialmente elaborado para ir ao encontro das reais necessidades das Micro, PMEs e Grandes Empresas, bem como dos Bancos, Fundos de investimento e outros financiadores. De acordo com a Escola de Negócios da Universidade de Lisboa, o programa aborda como é que as várias regulações europeias sobre indicadores ESG vão impactar as empresas e o setor financeiro, fornecendo ideias de como é que o setor financeiro e as empresas devem interagir e dar resposta a estes desafios. Identifica também a necessidade das empresas se prepararem para responder como é que o seu projeto não danifica significativamente o ambiente no âmbito de financiamentos públicos e do PRR.
Com duração de 58 horas, a terceira edição do programa “Sustainable Finance: Green and Climate Finance” conta com a coordenação de Clara Raposo, dean do ISEG – Lisbon School of Economics & Management, e Sofia Santos, consultora especializada em Climate Finance e Certified ESG Analyst. O curso apresenta, ainda, o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
“Este curso tem uma vertente muito prática, com a apresentação de casos concretos que tornam a componente teórica do curso aplicável à vida real das organizações. Além de discussões de ideias e conceitos sobre finanças sustentáveis, o programa também conta com momentos de brainstorming e dinâmicas de grupos”, explica Clara Raposo.
Entre as figuras de renome que vão dar contributos durante o programa executivo, estão Acssana Mendes, Sustainable Banking Credit Agricole; Brian Robertson, Senior Manager Certification da CBI (Climate Bonds Initiative); Lia Barbieri, ESG Research and Sustainability Strategy Consulting da SystemicSphere; Filipe Vasconcelos, Founding Partner da S317 Consulting; e Eric Van La Beck, Diretor de ISR da OFI Asset Management.
“Os conteúdos que disponibilizamos procuram ajudar os participantes a compreender a ligação entre descarbonização, economia circular e biodiversidade com riscos e oportunidades climáticas, bem como com a avaliação ESG dos projetos. Num ano em que os Bancos europeus vão ter de fazer testes de stress climático e adequar os seus rácios de capital de forma a incluir o risco climático, compreender as implicações que tal terá no acesso ao financiamento e nas práticas de gestão de todas as organizações, torna-se essencial à competitividade e diferenciação das empresas”, afirma Sofia Santos.
Mais informações sobre a terceira edição do programa executivo “Sustainable Finance: Green and Climate Finance” aqui.