A Nestlé anunciou esta quinta-feira, 27 de janeiro, um novo plano para mitigar os riscos de trabalho infantil na produção de cacau. No centro deste plano está um programa inovador – o “Income Accelerator Program” – que visa melhorar os meios de subsistência dos produtores de cacau e das suas famílias, ao mesmo tempo que permite avançar nas práticas de agricultura regenerativa e na igualdade de género. Parte integrante deste plano é o incentivo monetário que será pago diretamente às famílias produtoras de cacau por determinadas atividades, tais como a colocação das crianças na escola, a implementação de boas-práticas agrícolas, entre outras, pode ler-se numa nota divulgada pela Nestlé.
Este novo plano inclui também transformar o abastecimento global de cacau para alcançar a total rastreabilidade e segregação dos seus produtos. À medida que a Nestlé continua a aumentar os seus esforços ligados à sustentabilidade do cacau, a empresa planeia investir um total de CHF 1,3 mil milhões até 2030, mais do que triplicando o seu atual investimento anual.
O “Income Accelerator Program” oferece uma nova abordagem para ajudar os produtores e as respetivas famílias na sua transição para uma produção de cacau mais sustentável. Para a Nestlé, os incentivos vão encorajar comportamentos e práticas agrícolas que são concebidos para construir progressivamente a resiliência social e económica ao longo do tempo. Com a nova abordagem da marca, as famílias dos produtores de cacau serão agora recompensadas não só pela quantidade e qualidade das sementes de cacau que produzem, mas também pelos benefícios que proporcionam ao ambiente e às comunidades locais, refere a mesma nota.
“O nosso objetivo é ter um impacto adicional tangível e positivo no número crescente de famílias produtoras de cacau, sobretudo em regiões em que a pobreza é comum e os recursos são escassos, e ajudar a mitigar o défice do rendimento de subsistência que enfrentam”, declara Mark Schneider, CEO da Nestlé, acrescentando que “com o reforço dos nossos esforços para obtermos cacau de forma sustentável, iremos continuar a ajudar as crianças a irem para a escola, a capacitar as mulheres, a melhorar os métodos de produção e a facilitar os recursos financeiros”. O CEO da Nestlé acredita que, “em colaboração com governos, ONG e outros intervenientes da indústria do cacau, podemos ajudar a melhorar a vida das famílias produtoras de cacau e dar às crianças a oportunidade de aprenderem e crescerem no ambiente seguro e saudável que merecem”.
Ao reforçar os resultados positivos de um programa-piloto de 2020 com mil produtores na Costa do Marfim, em 2022 a Nestlé irá implementar um programa de teste considerável com 10 mil famílias no país, antes de o alargar ao Gana, em 2024. Depois disso, iremos analisar os resultados dessa fase de teste e adaptar o que for necessário, antes de expandirmos a todas as famílias produtoras de cacau na cadeia de abastecimento de cacau global da Nestlé até 2030.
Monitorizar o cacau desde a plantação até à fábrica
Como parte do programa, a Nestlé vai transformar o abastecimento global de cacau para alcançar a total rastreabilidade e segregação dos seus produtos de cacau, desde a origem até à fábrica. Este novo esforço irá ajudar a transformar a cadeia de abastecimento da marca e a indústria no geral. A Nestlé irá lançar uma gama de produtos com cacau proveniente deste programa inovador, oferecendo aos consumidores a oportunidade de apoiarem a melhoria da qualidade de vida das famílias produtoras de cacau e a proteção das crianças. Isto irá começar com uma seleção de produtos KITKAT em 2023, explica a marca.
Para Magdi Batato, Executive Vice President and Head of Operations, “as nossas ações podem ajudar a catalisar a mudança neste importante tema. Vão impulsionar a responsabilidade e a transparência em toda a indústria, numa altura em que os clientes, os colaboradores e as comunidades esperam cada vez mais que as empresas cumpram com os seus valores partilhados. Ao aumentarmos a rastreabilidade em escala, ajudaremos a construir a confiança dos consumidores nos nossos produtos e a responder à crescente procura de cacau de origem responsável e sustentável”.
O anúncio do “Income Accelerator Program” baseia-se nos esforços de longa data da Nestlé para combater os riscos de trabalho infantil na produção de cacau.