A Lipor, a Quercus e a Maiambiente, estão a desenvolver um canal de recolha porta-à-porta nos clientes não residenciais (restaurantes, cafés, cantinas, etc.) no município da Maia para a recolha de rolhas de cortiça.
Segundo uma nota da Lipor, a criação deste novo canal de recolha de rolhas de cortiça no âmbito do Green Cork (um projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente e que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas) irá permitir encaminhar as rolhas de cortiça para reciclagem.
Este projeto piloto tem como objetivos “promover a reciclagem da cortiça”, “contribuir para a reflorestação em Portugal” e “permitir aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos clientes, contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, e para o desenvolvimento da economia circular”, lê-se na mesma nota.
Com o apoio da BA Glass, Corticeira Amorim e Extruplás, este projeto propõe-se a recolher junto dos estabelecimentos o maior volume possível de rolhas de cortiça para valorização e reciclagem.
Ao reciclar as rolhas de cortiça está a apoiar este projeto na plantação de árvores autóctones.