A SAP Portugal acaba de anunciar que a partir de 2025 todas as novas viaturas encomendadas, como automóvel da companhia, serão livres de emissões. Nesta jornada de zero emissões, a empresa no início de 2021 estabeleceu um limite de 120 gramas de CO2 por quilómetro para a sua frota automóvel, o que obrigatoriamente conduziu a uma renovação da frota por viaturas plug-in ou 100% elétricas. Esta decisão remonta a 2020, altura em que a SAP em Portugal procedeu a um investimento, para utilização pelos colaboradores, de 11 carregadores elétricos; conjunto este que crescerá para mais do dobro já no próximo ano.
Esta medida em Portugal junta-se à determinação da SAP SE em sustentar uma frota mundial de 27 mil viaturas, que se tornará mais neutra em carbono e que deixará a SAP mais perto das suas próprias e ambiciosas metas climáticas, em complemento do movimento da empresa para tornar a sustentabilidade como um aspeto fundamental no seu portfólio de soluções.
A SAP continua a tomar medidas concretas para combater as alterações climáticas. Para atingir os seus ambiciosos objetivos climáticos, a empresa eliminará todas as emissões da sua frota de automóveis no médio prazo. Além disso, oferece ainda uma gama de novas soluções de software, específicas para a sustentabilidade, para apoiar os seus clientes no seu percurso de emissões zero, incluindo as aplicações de negócio que fornecem transparência e capacidade de medição em toda a cadeia de fornecimento e um caminho para modelos de negócio regenerativos.
“A sustentabilidade está no ADN da empresa e trabalhamos continuamente para a conciliação entre o crescimento económico e os critérios de sustentabilidade, de forma a assegurarmos o desenvolvimento sustentado do nosso negócio, que deve começar por nós mesmos”, afirma Luís Urmal Carrasqueira, diretor geral SAP Portugal, acrescentando que “estamos comprometidos na contínua aplicação de práticas empresariais sustentáveis, para reduzirmos o impacto ambiental da nossa operação através da otimização da nossa própria mobilidade”. O processo de renovação progressiva da frota da SAP Portugal está já a decorrer: “Atualmente, 35% das viaturas dos nossos colaboradores apresentam características amigas do ambiente e estimamos crescer, no próximo ano, 74% da nossa frota automóvel com características plug-in e elétrica”, declara o responsável.
Os veículos elétricos (VE) fazem parte da frota automóvel da SAP desde 2010 e, hoje, representam, no mundo, quase 20% do total. É objetivo da empresa expandir a infraestrutura de carregamento para responder à procura, estando atualmente a testar um orçamento de mobilidade como alternativa a um automóvel da companhia.
“A alteração climática é um dos desafios mais prementes em todo o mundo e, queremos fazer parte da solução”, explica Luka Mucic, CFO da SAP, membro do Conselho Executivo e representante do Conselho para os esforços de sustentabilidade da SAP, destacando que “a nossa frota automóvel é um fator importante. Também pretendemos ajudar os nossos clientes a atingir os seus objetivos climáticos”.
A SAP também oferece soluções específicas para a mobilidade eletrónica, incluindo a otimização e a simplificação da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e a normalização dos processos de negócio relacionados. A solução SAP E-Mobility faz a ponte entre o posto de carga física na suite inteligente da SAP para processos de negócio e facilita a faturação, a cobrança, o reembolso e a contabilidade.