A Luís Simões recebeu uma vez mais a “Medalha de Ouro” da EcoVadis, empresa especializada em ratings de sustentabilidade empresarial na cadeia de abastecimento. Este é o terceiro ano consecutivo em que o o operador logístico obtém a qualificação.
Para esta avaliação, a plataforma EcoVadis analisou as políticas da Luís Simões relativamente a diferentes áreas, como a Proteção do Meio Ambiente e a Ética, entre outras. No geral, “o operador alcançou uma pontuação de 72/100, superior à média do setor em cada um dos aspetos analisados”. Do total obtido, “destaca-se em primeiro lugar a área dos Direitos Humanos e Laborais, com um total de 80/100, bem como a pontuação em Sustentabilidade”, lê-se num comunicado divulgado pelo grupo.
Durante os últimos anos, a Luís Simões tem levado a cabo diferentes projetos para conseguir um modelo de transporte e logística mais sustentável e, para poder alcançar este objetivo, definiu nove princípios na sua Estratégia de Sustentabilidade. Desde 2017, têm sido implementados vários projetos, como o de inventário e contabilização de gases de efeito de estufa (GEE) em todas as empresas do Grupo. Para além disso, a empresa já conta com 13 gigaliners em circulação nas estradas de Portugal e Espanha, tendo sido a primeira empresa a introduzir este tipo de veículos na Península Ibérica de forma consistente.
No que toca à sustentabilidade, uma das últimas apostas da empresa foi a abertura do seu Centro de Operações Logísticas (COL) Puerta Centro – Ciudad del Transporte em Guadalajara, Espanha. Este complexo, e também o COL de Cabanillas del Campo da empresa, conseguiram a certificação LEED por parte do USA Green Building Council. Entre os parâmetros que possibilitaram a consecução deste reconhecimento, encontra-se a promoção da mobilidade sustentável, refere o mesmo comunicado.
“Este ano, mais do que mantermos os resultados obtidos na edição passada, conseguimos bater um novo recorde, superando os objetivos definidos. Este reconhecimento reafirma a nossa aposta num modelo de transporte e logística sustentável, e reforça nosso empenho para o conseguir”, assinala Cláudia Simões, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões.
O relatório realizado pela EcoVadis dá conta de um trabalho comum desempenhado pela equipa da Luís Simões. Os resultados obtidos são partilhados com as 55 empresas registadas na plataforma, cujo fim é o de qualificar o desempenho de Sustentabilidade na cadeia de abastecimento mundial. Mais de 75 mil empresas recorrem à EcoVadis para diminuir o seu impacto ambiental e impulsionar a transparência e a confiança entre os sócios comerciais.