Entre os dias 10 e 15 de novembro, o município de Cascais vai promover várias ações de sensibilização sobre a devolução de embalagens de bebidas, com promotores ambientais que vão explicar o funcionamento das máquinas iREC que, em apenas nove meses, recolheram cerca de 600 mil embalagens de bebidas (plástico, latas e vidro) equivalentes a um total de 40 toneladas.
No âmbito do projeto-piloto iREC (Inovar a reciclagem), um programa de incentivo à devolução de embalagens de bebidas, estas ações de sensibilização são realizadas em parceria com a Zero Waste Lab, com o objetivo de preparar os cidadãos para a futura obrigatoriedade do sistema de depósito para as embalagens de bebidas, refere uma nota partilhada pelo município.
Em paralelo, até dia 12 de dezembro, Cascais tem patente a exposição itinerante iREC – Recircular, para alertar os munícipes sobre a importância da reciclagem e da economia circular. Esta mostra é composta por uma alforreca feita a partir de embalagens de bebidas, totens informativos e ainda artigos do dia-a-dia produzidos com materiais reciclados que permitem ilustrar o ciclo dos resíduos e os benefícios da sua reinserção na economia.
A peça central da exposição, uma alforreca de 2,5 metros de altura, foi fabricada pelo grupo de artistas Skeleton Sea com embalagens de plástico e latas recolhidas nas máquinas do iREC. O tema da escultura foi diretamente inspirado pelas problemáticas do lixo marinho, constituído essencialmente por plástico descartado, e pelas alterações climáticas que originam o desequilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Uma mala de viagem da Samsonite – A Magnum ECO, os sapatos de caminhada da Decathlon e os calções de banho Panareha são alguns dos artigos que podem ser vistos nesta exposição, por serem produzidos a partir de embalagens de bebidas de plástico recicladas e copos de iogurte.
As datas e locais onde vão estar os promotores ambientais podem ser consultados aqui.