Um dos linces nascidos no Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, em Silves, que foi libertado em Espanha, regressou ao conselho algarvio, de acordo com registos obtidos na quarta-feira pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Em comunicado, a Câmara de Silves refere que o lince Khan, um macho de um grupo de dois que, em novembro de 2014, foram reintroduzidos na natureza, em Espanha, atravessou a nado o rio Guadiana para chegar a Portugal a 28 de junho, regressando agora ao território onde nasceu.
O ICNF tem acompanhado o percurso do lince Kham através de informações obtidas a partir de um colar de GPS que este traz consigo, o que permitiu detetar o animal a norte do concelho de Silves, quase um ano depois de ter sido libertado na região espanhola de Castilla – La Mancha.
Através desse colar, o instituto consegue registar as deslocações e os comportamentos do animal, o uso dos territórios que percorre e outros parâmetros biológicos essenciais à conservação da espécie.
Khan e o seu irmão Kentaro são dois exemplares da espécie nascidos no Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, em Silves, que foram libertados em Espanha, no âmbito do projeto LIFE+ Iberlince, tendo ambos regressado a território português.