Na sequência das revelações feitas pelo grupo automóvel Volkswagen, de que os carros a gasóleo da marca estavam a enganar os reguladores quanto às verdadeiras emissões de gases poluentes, a Comissão Europeia apelou às autoridades nacionais para averiguarem quais as implicações que esta situação teve nos veículos vendidos na Europa e para garantirem que os padrões de emissão de poluentes da União Europeia são escrupulosamente respeitados.
Elżbieta Bieńkowska, comissário responsável pelo Mercado Interno, Indústria, PME e Empreendedorismo, disse: “A nossa mensagem é clara: tolerância zero em matéria de fraude e rigoroso cumprimento das regras da UE. Precisamos de divulgação bem feita e bons testes de emissões de poluentes”.
A Comissão Europeia convida, assim, todos os Estados-Membros para levarem a cabo as investigações necessárias a nível nacional e apresentarem um relatório. A CE ofereceu-se, ainda, para facilitar a troca de informações entre os países. “Nós precisamos de ter uma visão completa de quantos veículos certificados foram equipados com dispositivos de desativação nos EUA e que são proibidos pela Euro 5/6 Regulamento 715/2007 / CE. Nós vamos discutir esta matéria em detalhe com as autoridades nacionais nos próximos dias”, revela em comunicado.
Bieńkowska Comissário convidou, ainda, a Presidência luxemburguesa do Conselho para colocar o tema na agenda do Conselho da Competitividade, no dia 1 de Outubro.