O primeiro camião a circular com Gás Natural Veicular (GNV) 100% renovável deve chegar às estradas nacionais já no início de setembro. No próximo dia 8 de setembro, pelas 11h00, no Posto de Abastecimento de Santo António dos Cavaleiros em Loures, a Dourogás GNV, em colaboração com a Havi, dará mais um passo em frente na descarbonização da economia, promovendo o primeiro abastecimento de veículo pesado com biometano de origem totalmente renovável, pode ler-se numa nota de agenda.
O biometano a incorporar no posto de abastecimento da Dourogás em Loures tem origem no projeto pioneiro de demonstração de conceito que permite produzir gás natural 100% renovável a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos. “O Biogasmove já permitiu abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas, respondendo totalmente ao desígnio da Economia Circular”, explica a Dourogás numa nota nota.
Com a demonstração da possibilidade de incorporação de biometano no sistema de abastecimento de gás natural veicular, a Dourogás reafirma a prioridade e aposta nos gases renováveis, como o hidrogénio e o biometano, nos quais estão concentrados os esforços de investigação e desenvolvimento do Grupo,
A Dourogás é assume-se como “principal operadora do mercado de GNV”, tendo assumido a dianteira da primeira fase da transição energética, ao passar a “disponibilizar uma alternativa combustível mais limpa face aos combustíveis tradicionais e mais poluente”. Neste momento, o Grupo posiciona-se para liderar a segunda fase do processo de descarbonização.