“No final de julho, 6326 projetos estavam aprovados no programa Mar 2020, que envolvem um investimento de 701,5 milhões de euros e contam com um apoio público de 470,7 milhões de euros”, pode ler-se numa divulgada no site deste programa.
De acordo com a nota, de todos os projetos, “60% da despesa aprovada está já executada”. Já a “taxa de execução do programa é agora de 56% da dotação programada”, precisa o comunicado.
Com desempenho superior à taxa de execução média do programa, estão os projetos da Prioridade 1 dedicada a promover uma “pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento, com 64%”; e da Prioridade 5 que se destina a promover a “comercialização e a transformação dos Produtos da Pesca e Aquicultura, esta com 72% a maior taxa de execução do programa”.
O Mar 2020 é o único programa em Portugal que dá execução ao Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, contando com um valor deste fundo de 392,5 milhões de euros, a executar até final de 2023, dos quais 219 milhões de euros estão já executados.