A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, lançou dois concursos para a substituição do quebra-mar destacado do porto de pesca de Esposende e para a reabilitação e ampliação do cais de descarga de pescado de Vila do Conde.
A execução da empreitada de substituição do quebra-mar do porto de pesca de Esposende, representa um investimento de 338.100 euros, segundo a entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que visa a exploração de Portos de Pesca e Lotas. Segundo uma nota divulgada pela Docapesca, o quebra-mar flutuante será constituído por oito pontões de betão, dimensionados e preparados para a amarração de embarcações de médio porto e pesadas, com uma capacidade de sobrecarga elevada e adequadas a aplicações exigentes.
Por sua vez, a intervenção de reabilitação e ampliação do cais de descarga de pescado de Vila do Conde, representou um investimento de 570 mil euros. A obra visa a substituição da plataforma do cais por outra alteada, com geometria similar e prevê também a instalação de um cais flutuante, composto por uma estrutura em betão reforçado. O acesso ao cais flutuante será feito através de um patamar e de uma ponte de estruturas de aço metalizado, instaladas na extremidade jusante do cais, adianta a entidade