“A nossa empresa está 100% alinhada com as ambições verdes da União Europeia: estamos a trabalhar de forma empenhada com clientes e parceiros para reduzir a pegada de carbono da indústria de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”, garantiu David Li, presidente para a Europa Ocidental da Huawei. O responsável falou durante o “Green Forum” organizado no âmbito do Mobile World Congress (MWC), que decorre até esta quinta-feira, 1 de julho, na Fira Gran Via de Barcelona, pode ler-se numa nota divulgada pela empresa.
Para o responsável, “as TIC são a base da infraestrutura digital e, consequentemente, do desenvolvimento económico”, pelo que, “a integração de tecnologias digitais e de energia permite-nos tirar partido de inovações tecnológicas em Inteligência Artificial, conectividade e cloud computing para digitalizar toda a indústria energética de forma transversal” na sociedade e na economia. E porque a Huawei “assume o seu compromisso fundamental de usar as suas inovações tecnológicas para melhorar a eficiência energética e assim reduzir o consumo de energia à escala global”, David Li assegura que “a redução de carbono é o novo foco e alcançar a sua neutralidade é um desafio para todas as empresa: estamos a colaborar com outras indústrias para, através das nossas tecnologias, ser possível reduzir a pegada de carbono”.
Apesar da pegada no mercado das TIC ser responsável por apenas 2% das emissões totais, “as tecnologias podem ser utilizadas para reduzir as emissões globais totais em até 20%”, sendo de destacar que a Huawei “reconhece a importância da utilização de serviços de telecomunicações digitais mais verdes para conseguir apoiar os seus clientes e parceiros neste objetivo comum”, declara.
O Green Forum da Huawei contou ainda com a presença de Susana Solís Pérez, deputada do Parlamento Europeu, que aproveitou a ocasião para frisar que “praticamente todos os setores podem beneficiar de melhores soluções digitais”. Uma afirmação que foi corroborada por Carina Lopes, Head of Digital Future Society da Mobile World Capital Barcelona, que fez questão de colocar um desafio: “alcançar emissões de carbono zero não é suficiente; as telecomunicações têm o poder de liderar e transformar radicalmente a nossa sociedade”.
Com nota final, presidente para a Europa Ocidental da Huawei deixou uma mensagem: “Estamos na Europa, pela Europa. E continuaremos a aprofundar as nossas colaborações com governos europeus, empresas e parceiros de ecossistema. Em conjunto podemos construir uma Europa verde e uma Europa digital”.
O MWC Barcelona 2021 estende-se até 1 de julho na Fira Gran Via, em Barcelona, Espanha, onde a Huawei está apresentar os seus produtos e soluções no Stand 1C50, localizado no Hall 1.