Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 14 de maio, a extensão da rede de abastecimento de água à zona sul do Concelho de Abrantes a partir da Albufeira de Castelo do Bode no novo Reservatório da Burra, localizado em Cabeço da Burra, na freguesia do Pego, refere um nota divulgado pelo município de Abrantes.
Num investimento de aproximadamente 3 milhões de euros, apoiado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), este projeto, segundo o município, envolveu a construção de mais 24 km de extensão da rede de abastecimento, com a remodelação de três reservatórios e construção de um novo reservatório, com uma capacidade de 1500 m3: o Reservatório da Burra.
A concretização deste projeto, junta-se ao investimento já concretizado na ordem dos 10 milhões de euros no abastecimento à zona norte do Concelho, o que “permite assegurar com mais eficiência e qualidade o fornecimento de água a cerca de 10 mil pessoas de quatro localidades: São Miguel do Rio Torto, Tramagal, Pego e Concavada”, lê-se no comunicado.
Para a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, “é uma maior qualidade de vida para as populações que estamos hoje aqui a celebrar com a inauguração deste projeto. Este é um trabalho de muitos e muitos anos e que vai continuar para que as populações possam ter água de qualidade e saneamento”. De acordo com a ministra da Coesão Territorial, “o novo quadro comunitário de apoio vai financiar projetos de regeneração urbana, projetos que apoiam as instituições de ensino superior, bem como projetos que tornam os territórios mais atrativos para a localização de empresas e sabemos como elas são importantes para Abrantes e para o país, e também projetos na área da saúde, na área social e cultural”.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, destacou que “concretizamos hoje um passo muito relevante na estratégia iniciada no ano de 2000 para o abastecimento de água no nosso concelho quando, nessa altura, foi decidido que Abrantes deveria realizar o abastecimento de água a partir da Albufeira de Castelo do Bode. Desde então, foram executadas as condutas adutoras para abastecer a generalidade das localidades da zona norte do Concelho de Abrantes, num investimento contínuo que representou mais de 10 milhões de euros, suportado, essencialmente por fundos próprios”.