A Phenix anuncia, em comunicado, que se associou ao movimento Unidos Contra o Desperdício para combater o desperdício alimentar em Portugal. Identificando a importância e necessidade crescentes de sensibilizar para esta problemática, as duas organizações unem forças num projeto que pretende dar a conhecer soluções para que as empresas possam combater o seu desperdício, ao mesmo tempo que apoiam instituições e famílias em situação desfavorecida, por todo o território nacional, refere o mesmo comunicado.
A Phenix, conhecida pela sua aplicação contra o desperdício alimentar, atua com base numa abordagem integrada, trabalhando também em estreita parceria com inúmeras empresas para apoiá-las na reconversão de excedentes alimentares em doações a instituições particulares de solidariedade social. Através deste serviço, a Phenix faz uma auditoria inicial aos seus clientes, aferindo o nível de desperdício; presta formação contínua na triagem, separação e acondicionamento dos excedentes; e estabelece a ponte com uma rede de instituições parceiras, para que sejam recetoras dos mesmos.
Frederico Venâncio, diretor-geral da Phenix Portugal, refere que “a parceria com o Unidos Contra o Desperdício surge muito naturalmente, tendo em conta que o movimento agrega dezenas de empresas do setor alimentar e da distribuição que manifestam o seu desejo de combater o desperdício, e a Phenix dispõe de soluções que podem contribuir para a resolução desse problema. Este é mais um reforço do nosso compromisso em continuar a ajudar o tecido empresarial português a mitigar o desperdício e a prestar apoio ao trabalho desenvolvido pelas centenas de associações com quem colaboramos”.
Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício, lembra que “combater o desperdício é uma missão de todos. Quando se estima que, só em Portugal, 1 milhão de toneladas de alimentos são deitados para o lixo, só mesmo unindo esforços podemos acabar com este flagelo que tem impactos brutais a vários níveis. É nesse sentido que nos associamos à Phenix, cuja missão está bastante bem alinhada com a nossa, e que consideramos que será um parceiro de grande valor neste desafio global”.
Para além da oportunidade de fortalecerem o seu compromisso social e ambiental, as empresas que aderirem ao programa de Doações podem obter outras mais-valias, nomeadamente ao nível da eficiência financeira. Em conjunto com a Phenix e o Unidos Contra o Desperdício, as organizações poderão verificar melhorias ao nível da recuperação de quebra, minimização de perdas de stock e possibilidade de usufruir de benefícios fiscais.
“É uma situação de ‘win-win’, pois estamos a ajudar empresas a combater o seu desperdício de forma sustentada, ao mesmo tempo que apoiamos centenas de instituições e famílias”, sublinha Frederico Venâncio.