O Grupo Barraqueiro, através das suas participadas Maia Transportes e Viamove, vai começar a operar, a partir desta sexta-feira, um autocarro totalmente elétrico, produzido pela Caetano Bus, em inúmeras carreiras da Área Metropolitana do Porto, numa “aposta clara na mobilidade sustentável” utilizando veículos “mais amigos do ambiente”, lê-se num comunicado.
Esta viatura urbana, com duas portas, uma lotação total de 72 passageiros, dos quais 35 lugares sentados, 36 em pé e um espaço disponível para uma cadeira de rodas, vai percorrer, nesta fase de testes, cerca de 3 mil quilómetros em condições reais de operação, segundo a nota divulgada pelo Grupo Barraqueiro.
O veículo E.CityGold vai operar na Rede Maia, entre Vilar de Luz e Porto, Maia e Ermesinde e Maia e Aeroporto, e na Rede Maré, entre MaiaShopping e Matosinhos e entre Lionesa e Casa da Música.
“Estes testes inserem-se na aposta do Grupo Barraqueiro na mobilidade sustentável como valor competitivo da sua atividade e reforçam o seu compromisso de continuar a trabalhar na melhoria dos seus serviços na Região Norte do País e no desenvolvimento de políticas responsáveis de proteção do meio ambiente”, disse Luís Cabaço Martins, administrador do Grupo Barraqueiro.
Dentro desta linha de comprometimento, o Grupo Barraqueiro tem como objetivo “investir, no curto e médio prazo, em veículos mais sustentáveis e menos poluentes sem comprometer o conforto dos passageiros e a segurança da operação”, refere o comunicado.