O Grupo Municipal do PAN apresenta esta terça-feira, dia 20 de abril, na Assembleia Municipal de Lisboa, uma “recomendação para a implementação de hangares para bicicletas em zonas residenciais”, permitindo, assim, o “estacionamento em locais fechados e seguros”, lê-se num comunicado divulgado à imprensa. Esta recomendação , segundo o partido, visa dar resposta à “preocupação de quem anda de bicicleta em Lisboa e não tem um local para a guardar junto à sua casa, sendo conhecidos vários casos de bicicletas roubadas na cidade”.
Como explicam na proposta os deputados municipais, Inês de Sousa Real e Miguel Santos, “o número de bicicletas adquiridas pela população lisboeta, nomeadamente as elétricas, tem aumentado consideravelmente, sendo o valor das mesmas bastante avultado, tornando-se necessário garantir um local de estacionamento adequado e em segurança”.
O Grupo Municipal do PAN destaca ainda a importância da “democratização do acesso às bicicletas e da construção de mais e melhores ciclovias para a evolução do paradigma de mobilidade”, de forma a proporcionar o “acesso a uma rede de transportes seguros e acessíveis para todas e todos”, refere o comunicado. Contudo, defende que estas medidas têm de ser acompanhadas de outras complementares, “entre elas a criação de estacionamento seguro, não só junto às interfaces de transportes públicos e em equipamentos municipais, mas também junto a zonas residenciais”.