A Tetra Pak já lançou o seu portefólio de soluções de embalagens com tampa integrada. Tendo sempre presente o objetivo de fabricar a embalagem de cartão para alimentos mais sustentável do mundo, esta novidade traz um conjunto de vantagens para os fabricantes de produtos alimentares e bebidas, bem como para os consumidores, pode ler-se num comunicado.
De acordo com a empresa, por um lado, o facto de a embalagem ter a tampa integrada permite “melhorar a sua reciclagem, ao evitar que esta se perca durante o processo de recolha e processamento”. Por outro lado, “possibilita uma redução da pegada de carbono, pois está previsto que as tampas da Tetra Pak sejam fabricadas com polímeros de origem vegetal, aumentando o conteúdo renovável das embalagens”, refere o comunicado. Ao mesmo tempo, a Tetra Pak está a acelerar a expansão da sua oferta de palhinhas de papel no mercado, “garantindo a utilização cada vez maior de materiais renováveis, com baixa emissão de carbono, em toda a sua oferta de soluções de embalagens”. Desta forma, a empresa dá resposta às necessidades dos seus clientes e do mercado no que respeita à sustentabilidade, sem comprometer a segurança alimentar e a experiência de consumo.
Lars Holmquist, vice-presidente executivo de Soluções de Embalagens e Operações da Tetra Pak, explica que “estes feitos são um marco muito importante no trajeto para desenvolvermos a embalagem para alimentos mais sustentável do mundo: uma embalagem fabricada totalmente a partir de materiais renováveis ou reciclados, que seja completamente reciclável e neutra em carbono”. Segundo o responsável, “a Tetra Pak esforça-se diariamente para oferecer produtos e serviços que acrescentem valor aos alimentos e respetivos consumidores garantindo, simultaneamente, a proteção do nosso planeta. O nosso lema, “protege o que é bom”, aliado ao nosso compromisso ambiental, permite que proporcionemos aos nossos clientes produtos inovadores, que satisfaçam as exigências em constante mudança da sociedade atual”.
As embalagens com tampas integradas e as palhinhas de papel são as inovações mais recentes da Tetra Pak em matéria de soluções sustentáveis completas, permitindo aos fabricantes continuar a avançar, simultaneamente, em três áreas essenciais: segurança alimentar, desperdício alimentar e sustentabilidade das embalagens.
“Atualmente, cerca de 32% das embalagens de plástico não estão a ser recolhidas para reciclagem, tratando-se de um material que pode demorar centenas de anos a degradar-se. Na Tetra Pak, centramo-nos na reciclagem das nossas embalagens de cartão desde a fase inicial de conceção e design da própria embalagem”, assegura o responsável, destacando que “assumimos o compromisso de investir aproximadamente 100 milhões de euros por ano, durante os próximos cinco a dez anos, para o desenvolvimento de soluções de embalagens mais sustentáveis”. Isto, precisa Lars Holmquist, inclui “investir em alternativas para substituir o plástico de origem fóssil das nossas embalagens, e em soluções para evitar a produção de resíduos. Assim, trabalhamos para maximizar a utilização de materiais renováveis nas nossas embalagens, provenientes de fontes responsáveis. Responder às necessidades relacionadas com a reciclagem é um fator essencial, não apenas para uma maior sustentabilidade, mas também para garantirmos uma maior disponibilidade e segurança dos alimentos para os consumidores”.
Estas novidades são também fundamentais para que os clientes da Tetra Pak na Europa estejam preparados para cumprir com o estipulado na Diretiva relativa aos Plásticos de Utilização Única (SUP).
“A implementação de tampas integradas nas embalagens traz mudanças significativas em toda a nossa cadeia de valor. Tendo apenas em conta o mercado europeu, esta mudança transformará mais de 1.000 linhas de produção de embalagens da Tetra Pak, o que significa uma modificação do sistema de abertura de mais de 20 mil milhões de embalagens na Europa. Uma alteração que ocorrerá em apenas três anos. Ao mesmo tempo que minimizaremos o impacto das operações dos nossos clientes, otimizamos a experiência do consumidor e contribuímos tanto para a redução de resíduos, como para a criação de uma embalagem com mais conteúdo renovável e reciclado”, acrescenta o vice-presidente executivo de Soluções de Embalagens e Operações da Tetra Pak.
A Tetra Pak continua a avançar nesta complexa viagem, trabalhando, em simultâneo, em vários projetos diferentes. O resultado são, aproximadamente, “40 embalagens diferentes com tampas integradas”, refere a empresa. Adicionalmente, segundo o mesmo comunicado, está previsto que todas as novas tampas sejam compostas por materiais de origem vegetal, totalmente renováveis. A primeira solução a ser lançada no mercado será a HeliCapTM 26 Pro: “Uma tampa com um novo conceito de sistema de abertura, que se baseia num formato de desenroscar e com uma dobradiça de bloqueio automático, que assegura a proteção dos alimentos e oferece comodidade para utilização doméstica”. De acordo com a empresa, o seu mecanismo de abertura e fecho já é popular entre os consumidores, o que demonstra que “esta solução tem múltiplos benefícios, para além de cumprir com os requisitos legislativos”.