O Electrão (Associação de Gestão de Resíduos) volta a unir esforços com a Samsung Eletrónica Portuguesa para apoiar Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em todo o país através de uma campanha de recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos
A campanha, segundo o comunicado do Electrão, conta com o apoio de 20 centros de assistência técnica autorizados e parceiros da Samsung que serão os responsáveis pela recolha de resíduos no âmbito da campanha, que arrancou em fevereiro e irá prolongar-
As pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados que forem recolhidos nos centros técnicos que aderiram à campanha serão convertidos em apoio financeiro para causas sociais. Para os resultados de 2021 contará o material recolhido ao longo de 2020, tendo em conta que a campanha foi interrompida no ano passado devido à pandemia, explica o Electrão.
Esta é a terceira edição desta campanha que apoiará instituições como o Centro Paroquial do Entroncamento, a ATR (Associação Tira-me da Rua), a Escola de Cães Guia de Mortágua, a Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph, a AFID Diferença, o Lar Luís Soares de Sousa, a Casa Mão Amiga e outras que serão divulgadas brevemente.
De acordo com o diretor-geral do Electrão, Pedro Nazareth, “esta campanha é uma forma de reforçar junto do consumidor a necessidade de separação de pilhas e equipamentos eléctricos usados. A procura de tecnologia cresceu durante a pandemia e é preciso lembrar ao cidadão que continua a ser urgente participar activamente no esforço da reciclagem beneficiando, no caso desta iniciativa, o sector social”.
Cláudia Rodrigues, head of marketing & communications na Samsung Portugal, considera que, “através desta parceria queremos ser agentes ativos de mudança, investindo em acções sociais com impacto positivo na nossa comunidade e no planeta. A sustentabilidade é um pilar chave para a Samsung e apostar em iniciativas que contribuam para a preservação do meio ambiente e na redução da pegada ecológica é um compromisso da marca”.
Em 2019, graças à participação de 21 empresas aderentes, foi possível recolher 106,678 toneladas destes resíduos, que foram convertidos em 10.667,80 euros, entregues a 22 instituições portuguesas. Os resultados são fruto do empenho dos centros técnicos e das comunidades que se uniram em torno desta causa.
Em 2021, ano que deverá ser marcado por graves dificuldades sociais e económicas, o Electrão e a Samsung pretendem dar continuidade a esta campanha que apoia o trabalho de quem combate as desigualdades no terreno.