A Mercadona já eliminou os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas, uma ação que levou a cabo ao longo de 2020, cumprindo assim o primeiro marco da Estratégia 6.25, refere em comunicado.
Agora, a empresa oferece aos seus “chefes” (como designa os clientes) sacos compostáveis feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico. Esta informação está indicada através do pictograma incluído nos sacos, com a intenção de informar os clientes como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos, explica em comunicado. Este símbolo foi também incorporado nos restantes sacos na linha de caixas, em três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis disponíveis na Mercadona.
Além disso, a empresa disponibiliza caixotes para a deposição seletiva dos resíduos em todas as secções da loja, para que os clientes possam separar e depositar os seus resíduos e, assim, contribuir para a economia circular. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano, revela.
A Estratégia 6.25 tem o triplo objetivo de, até 2025, reduzir 25% do plástico das embalagens, ter todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações. Este objetivo, segundo a empresa, está a ser cumprido através de um total de seis ações que envolvem modificações em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens em coordenação com os fornecedores, a adequar lojas e logística, a gestão de resíduos, entre outros. No seu conjunto, a empresa prevê investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para a concretização de todas as ações que integram esta estratégia.
Nos últimos quatro meses, a Mercadona adaptou um total de 72 lojas em Espanha e Portugal ao modelo de Loja 6.25, que será alargado a toda a cadeia durante 2021. Em Portugal já existe um supermercado com este conceito, em Matosinhos (Porto).
Nestas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objetivo “ouvir a opinião de clientes e colaboradores” sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área. Neste período, diz a Mercadona, foram recebidas “mais de cinco mil opiniões e sugestões”, tanto de clientes como de colaboradores, que ajudam a “melhorar a aplicação das diferentes ações definidas para reduzir o plástico e promover a economia circular”.
Gradualmente, a Mercadona irá disponibilizar mais informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site corporativo, bem como conteúdos sobre reciclagem, sustentabilidade e compromisso ambiental.
Desde o ano de 2011 que a Mercadona integra o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais dos direitos humanos, normas laborais, meio ambiente e luta contra a corrupção.
Em Portugal, em março de 2020, a Mercadona juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país, tendo também feito a adesão ao Pacto Português para os Plásticos. Esta plataforma colaborativa pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos.