Já são conhecidos os primeiros resultados do AquaVal, projeto europeu que visa, através de soluções tecnológicas baseadas em bactérias, microalgas ou bivalves, colmatar a escassez de água na aquicultura de água doce – que limita as taxas de produção do setor –, reutilizando este recurso. O estudo está a ser desenvolvido pelo CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB/UCP) e conta com a parceria do Grupo Três Mares, da Universidade de Santiago de Compostela e da Universidade de Torino.
Em nota de agenda, enviada pela Escola Superior de Biotecnologia, pode ler-se que o processo de investigação e as conclusões do estudo serão apresentados durante um webinar, agendado para 30 de outubro, às 9h15. Além do contributo de diferentes investigadores envolvidos no projeto, nomeadamente Paula Castro e Catarina Amorim (investigadoras da Escola Superior de Biotecnologia), a sessão contará com um momento de conversa com a audiência.
De acordo com a mesma nota, as tecnologias propostas pela equipa de investigação foram “avaliadas em contexto piloto e demonstraram potencial para tratar água em diferentes fases do processo”, já que o “volume e a qualidade físico-química requeridos condicionam a sua aplicabilidade”.
Todas as informações sobre o webinar encontram-se disponíveis aqui.