A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – participou no passado dia 22 de setembro, no Fórum Participativo “Efeitos COVID-19, o que mudou nas cidades”. Este evento, foi organizado pelo Município de Setúbal, enquadrado nas comemorações do “Dia Europeu sem Carros e da Mobilidade”.
Enquadrando a importância da valorização do espaço público focado nas pessoas e não nos carros, Rogério Ivan, diretor Executivo da OesteSustentável, apresentou o projeto Living Streets, assim como outras iniciativas desenvolvidas por esta Agência na área da sustentabilidade e da mobilidade onde se incluiu o projeto REPUTE Moove Oeste.
Em comunicado, a Oeste Sustentável explica que as Living Streets são um conceito, que visa a “recuperação do espaço público, redefinindo o seu uso, fechando temporariamente uma rua (parcial ou completamente) e proibindo a passagem de veículos”. As candidaturas para o projeto Living Streets encontram-se abertas até ao próximo dia 9 de outubro e deverão ser implementadas entre dezembro de 2020 e outubro de 2021 e as duas candidaturas vencedoras podem obter um financiamento, para o desenvolvimento do seu projeto, no valor de vinte mil euros.
Por seu turno, o Moove Oeste Portugal está inserido no projeto europeu REPUTE – Renewable Public Transport Enterprise. Segundo a Agência, o projeto consistiu em colocar à disposição do cidadão em cada um dos 12 concelhos da Região Oeste, de forma gratuita, um veículo 100% elétrico (VE), abastecido através de um sistema solar fotovoltaico.