“Gaia #100Beatas“, da autoria de Tatiana Pereira, garantiu 254 votos, sendo assim um dos projetos vencedores do Gaia Orçamento Participativo Jovem 2020 (GOP+Jovem 2020) na categoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Esta iniciativa surge da preocupação ambiental decorrente da elevada deposição de beatas de cigarro na via pública e traduz-se num equipamento destinado ao depósito das mesmas, distribuído por várias freguesias de Vila Nova de Gaia, e que contribuirá para a diminuição deste problema. Este “ecoponto” irá ostentar ainda uma pergunta apelativa, de resposta fácil e com duas opções, sendo o voto efetuado através da colocação da beata do cigarro no lado pretendido. A estrutura é transparente para que o público possa ver a resposta mais votada.
As juntas de freguesia e a Câmara Municipal irão distribuir, também, cinzeiros portáteis para incentivar o correto descarte destes resíduos. Tatiana Pereira, de 21 anos, “já tinha esta ideia há muito tempo” e concorreu ao GOP+Jovem 2020 por considerar que esta seria uma forma viável de a implementar. “Acredito que os jovens se preocupam com o facto de haver muita poluição, mas não sabia que ia ter tanto impacto, teve muitos votos”, afirma.
Todos os projetos vencedores serão inseridos no orçamento municipal para 2021 e executados nesse mesmo ano. A edição deste ano contou com um montante total de 240 mil euros, com um plafond de 40 mil euros para cada projeto. Foram submetidas 98 propostas, sendo 21 delas consideradas elegíveis pela Comissão Técnica. A plataforma registou um total de 2355 votos por parte dos jovens de Gaia (entre os 13 e os 30 anos e com ligação comprovada ao concelho).
O GOP+Jovem pretende reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa através do envolvimento dos jovens nos processos de decisão e definição de políticas públicas, favorecendo assim a existência de uma sociedade civil forte e ativa e reforçando o compromisso com o sucesso do Plano Municipal da Juventude de Gaia. Ciente da importância desta iniciativa, a Câmara Municipal de Gaia prevê o regresso da mesma em 2021.