O secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, visita hoje a Fundação da Mata do Bussaco, no Luso, para conhecer o projeto conjunto que a Fundação e a The Navigator Company estão a levar a cabo, no âmbito do acordo que estabeleceram para a valorização da Mata Nacional do Bussaco.
Esta iniciativa decorre ao abrigo do “Compromisso do Bussaco”, um acordo que visa a definição de compromissos e intenções que visam a recuperação e valorização da Mata Nacional do Bussaco e que envolve, para além da Fundação e da The Navigator Company, os municípios da Mealhada, de Penacova e de Mortágua e conta, ainda, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
João Paulo Catarino irá visitar os trabalhos de recuperação que têm sido feitos após a passagem das tempestades (Elsa, Fabien e Glória) que devastaram a Mata Nacional do Bussaco, assim como todas as operações e técnicas florestais implementadas neste processo.
Desde junho de 2018, e no decurso deste compromisso, que a The Navigator Company tem vindo a combater a proliferação das acácias na Serra do Bussaco, através do aproveitamento da sua biomassa em fonte de energia. As acácias cortadas são queimadas na Central de Biomassa da Empresa que se encontra em funcionamento no Complexo industrial de Cacia, em Aveiro, servindo depois para fornecer energia elétrica à rede pública.
O programa da visita integra, ainda, a declaração oficial da reabertura da Mata Nacional do Bussaco ao público, no próximo dia 1 de maio, homologada pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.
Será assinado, ainda, o livro de Honra da Mata Nacional do Bussaco, realizada uma visita aos locais referenciados na Alameda do Vale dos Fetos à Fonte Fria e feita a inauguração de placa alusiva ao compromisso e apoio prestados pela The Navigator Company na recuperação da Mata Nacional do Bussaco.
A Serra do Bussaco é uma elevação de Portugal Continental, com 549 metros de altitude, que abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova. Na sua extensão, engloba a Mata Nacional do Bussaco, o conjunto de moinhos de vento de Portela da Oliveira, o santuário da Senhora do Monte Alto e parte da Livraria do Mondego.