A campanha de submissão do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) relativo ao ano de 2019 encerrou a 15 de abril com a submissão de cerca de 57.000 formulários, ultrapassando em aproximadamente 10% as submissões do ano de 2018 (52.000).
A campanha de submissão, que normalmente termina a 31 de março, viu o seu prazo alargado em duas semanas, em linha com a abordagem da APA de prorrogação de vários prazos em resposta aos impactes da pandemia Covid-19.
Os dados obtidos pelo MIRR constituem uma fonte de informação essencial para a avaliação do estado do Ambiente, servindo de base para a elaboração das estatísticas nacionais sobre resíduos setoriais, para o cálculo da taxa de gestão de resíduos, reporte comunitário, definição de políticas e suporte à tomada de decisão.
É de destacar que 28.000 das submissões ocorreram desde o dia 16 de março, data da declaração do estado de emergência, que veio condicionar a mobilidade da população em geral, e obrigar muitos os funcionários das empresas a mudar para o regime de teletrabalho.
Os resultados obtidos ilustram que o pré-preenchimento dos formulários veio simplificar o processo de reporte e demonstrar que a submissão é fácil e exequível apesar das alterações que ocorreram nos modelos de trabalho, tendo sido possível assegurar o cumprimento desta obrigação legal.
Iniciar-se-ão agora os trabalhos de validação de dados e controlo de qualidade. Apesar do encerramento das instalações físicas da APA, toda a equipa desta Agência, que dá suporte aos utilizadores neste período, manteve o mesmo nível de serviço em regime de teletrabalho. A participação, o envolvimento e os resultados obtidos demonstra que em Portugal #ESTAMOSON.