A secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, gravou uma mensagem em vídeo onde apela a todos os cidadãos para que cumpram as determinações impostas neste período de estado de emergência e que tenham atenção especial ao uso final das máscaras, luvas e lenços.
“Há gestos que todos podemos ter para ajudar quem está na linha da frente deste combate”, diz a responsável, apelando para que se “coloquem as máscaras, luvas e lenços no lixo comum e nunca na reciclagem”.
O momento atual pede para “reforçar o respeito e o apoio destes profissionais” que contribuem para garantir que “continuemos a ter ruas e cidades mais limpas. Os trabalhadores que todos os dias garantem a recolha e a limpeza urbana devem ser merecedores da vossa atenção”, salienta.
Inês Costa da Silva volta a reforçar o apelo para que “não se coloque em causa todos os esforços dos trabalhadores”, garantindo um “serviço essencial que, apesar de muitas vezes invisível, a sua ausência é sempre notada”.
Não se esqueça:
- Reduza o desperdício em casa: quanto “menos lixo, menos sobrecarga no sistema de recolha”;
- Se existem casos de Covid-19 em casa, respeite as indicações já dadas pela DGS;
- Deposite o lixo respeitando os horários de recolha e a capacidade dos contentores;
- Evite colocar móveis, colchões ou armários na via pública.
Face ao cenário, a mensagem da secretária de Estado do Ambiente é de reforço: “É tempo de protegermos quem cuida de nós. Seja um agente de saúde pública”.