Por proposta do presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, dando “resposta ao repto de solidariedade” lançado pelo Presidente da República, a Cruz Vermelha Portuguesa criou esta sexta-feira um Fundo, para o qual todos, a nível individual, institucional ou empresarial, poderão contribuir.
Em comunicado divulgado, a CAP refere que a iniciativa do presidente da CAP pretende “mobilizar recursos financeiros em prol de uma causa verdadeiramente nacional. O combate a esta pandemia não pode deixar ninguém indiferente. Muitas vezes, as pessoas querem fazer algo pelo seu semelhante e pelo país e não sabem como. Pois bem, criou-se aqui esta oportunidade. A Cruz Vermelha Portuguesa, uma instituição séria e idónea, liderada por uma figura de inquestionável valor e mérito, o Dr. Francisco George, está neste momento ao serviço do Estado português no combate a este surto. Mais meios financeiros significam mais capacidade de combate a este flagelo, significam poder comprar mais material médico e cirúrgico, mais equipamento de suporte de vida, como ventiladores, e contratar mais pessoas. Todos somos poucos para vencer esta batalha. Mobilizemos recursos e a nossa solidariedade porque todos estamos em risco”.
Este Fundo destina-se ao financiamento de meios necessários ao desenvolvimento de iniciativas, projetos e operações no âmbito da Saúde e Apoio Humanitário relacionados com esta pandemia que está a afetar um número crescente de portugueses, que já causou vítimas mortais e que está a paralisar o país.
As contas do Fundo serão refletidas, diariamente, na página da transparência da Cruz Vermelha Portuguesa, e serão supervisionadas pelo Revisor Oficial de Contas, Dr. Vitor Almeida.
O acompanhamento do Fundo estará a cargo de:
- Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George
- Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo de Oliveira e Sousa
- Coordenador Nacional de Emergência, Gonçalo Orfão
- Vice-Presidente da Cruz Vermelha, Susana Marques
- Revisor Oficial de Contas do Fundo, Vitor Almeida