No âmbito da campanha de reciclagem interna implementada pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), teve início, a 10 de janeiro, a colocação de ecopontos em 19 instalações municipais. O vice presidente da CMB, João Pintassilgo, responsável pelas áreas de Higiene Urbana e Ambiente acompanhou a sua implementação. Esta estratégia envolveu um investimento total da autarquia de, aproximadamente, 8.000€ e de acordo com o vice-presidente “é uma medida revolucionária, no que diz respeito ao problema dos resíduos”.
Uma questão que “muita gente não se apercebe”, segundo explicou, mas que cada vez mais importa combater: “O mundo, Portugal e o Barreiro têm neste momento um duro combate pela frente, que é não só colocar os resíduos no local adequado, como procurar produzir menos. Os aterros têm um limite de capacidade e muitos em Portugal, nomeadamente o aterro para o qual vão os resíduos do Barreiro, está a atingir o seu limite. Importa por isso reduzir drasticamente a deposição em aterro, isto é, a redução dos resíduos indiferenciados. Temos que desviar desses o que lá púnhamos inadequadamente, seja papel, embalagens ou vidro”, defendeu.
A estreita colaboração com a Amarsul foi elogiada pelo vereador por a empresa ter feito um reforço na distribuído e localização dos ecopontos espalhados pelo concelho, assim como todo o trabalho levado a cabo pelos técnicos da CMB, neste processo importante de mudança de hábitos que contribuem para um melhor ambiente.
Pretende-se que os trabalhadores coloquem os resíduos que produzem no seu local de trabalho (papel/cartão, embalagens e resíduos orgânicos) nos respetivos ecopontos, dando assim, um valioso contributo para um melhor ambiente. Foram retirados os cestos de papéis junto das secretárias e áreas de circulação, substituindo-os por ecopontos. A substituição de copos de plástico para café, por copos de cartão, foi outra medida implementada.
O Município do Barreiro adquiriu 42 conjuntos de ecopontos para encaminhamento seletivo de embalagens, papel/cartão e resíduos orgânicos, para colocar em áreas de trabalho de todas as instalações, e mais seis conjuntos de ecopontos, em inox, que serão colocados em áreas abertas/de circulação ao público, como por exemplo nos Paços do Concelho, Divisão de Recursos Humanos, Balcões Únicos, Piscinas Municipais e Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.