A Epson Europe apresenta uma nova iniciativa “New Horizons”, um programa educativo que visa apoiar mais de 10 mil estudantes de todas as idades. Ainda este ano, a empresa vai desenvolverá um programa de consciencialização sobre a sustentabilidade, com base na expertise da empresa relativamente à tecnologia sustentável, reciclagem de papel, redução de resíduos e outros conceitos relacionados.
“Iniciativas como “New Horizons” são apenas uma peça do puzzle global da Epson, com a qual pretendemos agir com base na nossa responsabilidade como empresa global de tecnologia”, sublinha em comunicado Kazuyoshi Yamamoto, presidente da Epson Europe, destacando a necessidade de “olhar além do desempenho dos negócios e procurar soluções a longo prazo, oferecendo aos nossos clientes e comunidades produtos e serviços que não atendam só às suas necessidades, mas que as superem”.
Este anúncio coincide com o final de um processo de análise e revisão das iniciativas da Epson Europe em relação à responsabilidade social corporativa (RSC), dentro do Relatório Europeu de Sustentabilidade: “The Green Choice“, apresentado recentemente. O relatório destaca o “sucesso de iniciativas anteriores, como o programa de impressão têxtil e robótica nas universidades, colaborações com escolas locais e patrocínios internacionais”, refere a empresa.
No caso da Epson Ibérica, destaca-se a presença de iniciativas como B·SEArcular, um exemplo de economia circular aplicada à moda têxtil, com base na colaboração com Seaqual, LCI Barcelona e Maza Coatelier. Da mesma forma, o programa EDU2030 resultou numa plataforma de suporte para centros educacionais na Catalunha, de forma a possibilitar uma transição correta de tecnologias sustentáveis nas suas instalações a partir da impressão a jato de tinta mais sustentável, que permite uma economia de 96% no consumo energético ou 92% em emissões de CO2, bem como outras tecnologias audiovisuais que incentivam a aprendizagem colaborativa.
“A Epson sempre trabalhou para melhorar a eficiência em tudo o que faz, como reduzir o impacto no meio ambiente e na sociedade, desde a conceção até à execução dos seus objetivos”, afirma Henning Ohlsson, CSR Diretor da Epson Europe. “A integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas na nossa estratégia reafirma a nossa decisão de demonstrar e expandir o valor que trazemos como empresa”, acrescenta o responsável.
Algumas atividades de RSC destacadas em 2018:
- Todos os escritórios da Epson Europe adotaram as medidas necessárias para garantir a eliminação dos plásticos de uso único até 2020.
- O uso de energia renovável aumentou para 55%, com o objetivo de alcançar os 100% até 2020.
- As emissões de CO2 por funcionário foram reduzidas em mais de 6%, bem como as emissões de gases de efeito estufa de alcance 1 e 2 em quase 18% nos armazéns, apesar de terem ampliado a força de trabalho e o volume de armazenamento na Europa.
“A sustentabilidade é vital para o planeta, mas também é vital para a nossa empresa e para os nossos colaboradores. A preparação de relatórios não financeiros é muito gratificante, pois permite avaliar em que situação nos encontramos e quais os aspetos que devemos melhorar. Também serve como espinha dorsal de todas as ações que tomamos para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas”, afirma Joan Escoté, CSR Manager da Epson Ibérica.