No âmbito do Dia Mundial do Animal que se comemora esta sexta-feira, dia 4 de outubro, o CERAS (Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens), projeto que resulta de uma parceria entre a QUERCUS- Associação Nacional de Conservação da Natureza e o IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco, vai promover uma série de atividades.
Com a colaboração do NPA – GNR de Idanha-a-Nova será libertado um grifo (Gyps fulvus) resgatado pelas equipas do SEPNA-GNR na cidade de Castelo Branco e recuperado pelo CERAS/QUERCUS, às 10h junto à Escola da Zebreira e com a participação dos alunos. À tarde, será a vez de um mocho-galego (Athene noctua) voltar à natureza, após ter sido resgatado pelas equipas do SEPNA-GNR em Abrantes e recuperado pelo CERAS/QUERCUS. A libertação será feita com a presença dos agentes do NPA da Sertã e de alunos da Escola Primária de Proença-a-Nova, às 15h, no Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova.
As comemorações terminam com a Grande Noite de Fados pelo CERAS. O jantar solidário acontecerá no restaurante da Associação Livre Cor, no centro da cidade de Castelo Branco, às 20h, contando com as vozes de Ana Lopes, Raquel Maria, Francisca Gomes, Celina Gonçalves e Paulo Madeira, acompanhados por Hugo Ramos (guitarra portuguesa), Rui Marques (viola de fado) e Diogo Pinto (viola baixo). Mais informações e reservas para os contactos da Associação Livre Cor (926526446).