Ribeira de Abade, em Gondomar, será o palco da 6.ª e última ação de plogging organizada pelo aquário do Porto. Até ao momento o SEA LIFE Porto recolheu, no âmbito desta iniciativa, mais de 600 quilogramas de lixo.
O conceito nasceu na Suécia, em 2016, e foi adotado pela primeira vez em Portugal pelo SEA LIFE Porto. A iniciativa de plogging foi lançada em abril e para fechar com chave de ouro, a 6.ª edição promete ser a maior ação de sempre. Para a última ação deste ano o SEA LIFE Porto regressa à Ribeira de Abade em Gondomar, pela terceira vez, no dia 21 de setembro (sábado) e o ponto de encontro está marcado para as 9h45.
E porquê regressar à Ribeira de Abade? “Neste local temos apanhado muitíssimo lixo, desde pneus de camião, assentos de automóvel, garrafões, pedaços de barcos, redes de pesca, garrafas, telemóveis e até sistemas de refrigeração. Os voluntários que já participaram em acções passadas pedem-nos para voltarmos”, refere Tiago Mogadouro, Diretor de Marketing do aquário portuense.
Até agora o SEA LIFE Porto recolheu mais de 600 quilogramas de lixo e com esta última ação espera registar uma tonelada. Para isso, conta com a ajuda de voluntários, mas também com colaboradores de várias empresas que também se irão juntar à iniciativa.
“Temos recebido um grande apoio da comunidade que se tem juntado a nós nestas acções. Em média cada acção de plogging contou com a participação de mais de 30 pessoas e nesta última iniciativa vamos ter mais ajuda, o que prova que as pessoas estão preocupadas com as questões do ambiente e querem ajudar a mudar mentalidades”, acrescentou o responsável. Dado o sucesso da iniciativa, o SEA LIFE Porto espera repetir a iniciativa no próximo ano com locais e datas a definir.
Após a limpeza, a equipa do aquário portuense fica responsável por toda a logística de catalogação e separação do lixo. De salientar que esta iniciativa integra um leque de atividades dedicadas à sustentabilidade, um tema a que o SEA LIFE Porto tem dado destaque nos últimos anos. De momento é também possível visitar no aquário portuense a exposição “Mar de Plástico”, uma parceria com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.