Ndaba Mandela, dirigente da Fundação África Rising e neto do líder histórico sul-africano, vai participar numa ação de sensibilização na Zona Costeira que passará por todo o país amanhã, dia 20 de julho.
Resultado de uma parceria entre a Associação Patrulheiros e a Associação de Escolas de Surf de Portugal, a atividade “CostàCosta” procura mostrar a importância e a urgência de se manter as praias e oceano limpos, principalmente na altura do verão, quando se verifica um aumento no volume de banhistas.
Através da aplicação móvel Patrulheiros APP, será mostrado que é possível fazer a vigilância de todas as zonas Costeiras, de uma ponta à outra do país, num curto espaço de tempo. A ação contará com mais de 1.500 voluntários, de 80 escolas de Surf do continente e ilhas, utilizadores da Patrulheiros APP espalhados pelo país.
No entanto, todos podem participar, surfista ou não. Basta fazer registos fotográficos de uma praia portuguesa entre as 12h30 e 13h00 (em Portugal Continental e Arquipélago da Madeira) e das 11h30 às 12h00 (no Arquipélago dos Açores) do dia 20 de julho, com recurso a esta aplicação móvel. Com as fotos recebidas, os Patrulheiros vão realizar um vídeo em time-lapse que mostra toda a Costa Portuguesa, com cerca de 1.000 quilómetros.
Com vertente no empreendedorismo e na responsabilidade, Ndaba Mandela está em Portugal para a apresentação do Bosque Madiba, que decorreu no passado dia 18 de julho.
A sua presença foi um convite da Associação Patrulheiros, uma vez que este é um dos embaixadores Internacionais e o primeiro convidado do programa “O Legado da Terra”, que pretende trazer pessoas que mantêm vivas as lutas dos seus antepassados em prol de um mundo melhor. Aproveitando a sua visita a Portugal e a sua importância para o projeto de preservação do planeta, Ndaba participa nesta iniciativa de sensibilização a partir da Praia do Baleal Campismo, em Peniche.