A Indonésia, tal como outros países do sudeste asiático que não querem mais ser aterros, vai devolver dezenas de contentores de lixo aos EUA e outros países ocidentais, anunciaram ontem as autoridades indonésias, conta a Lusa.
Segundo as autoridades aduaneiras da ilha indonésia de Batam, os 49 contentores contêm lixo, resíduos de plástico e substâncias perigosas que violam as regras de importação. “Coordenamos com o importador para prosseguir com o seu retorno imediato”, indicou o porta-voz dos serviços aduaneiros daquela ilha à agência de notícias France-Presse.
Os resíduos são provenientes dos Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha e Hong Kong, explicou a mesma fonte. Em meados de junho, a Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior.
Desde que a China proibiu a importação de resíduos plásticos não recicláveis em 2018, os contentores vão em grande parte para países do sudeste asiático como a Malásia, Filipinas e Indonésia. Em 29 de abril, a Malásia devolveu cinco contentores de plástico poluente a Espanha. Também as Filipinas anunciaram a devolução de dezenas de contentores de lixo que o Canadá enviou ilegalmente em 2013 e 2014.
Cerca de 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano e de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla inglesa), grande parte desse plástico acaba em aterros sanitários ou nos mares.