A assinatura do primeiros Pacto Intersectorial para a Energia Sustentável, tem lugar hoje, dia 22 de maio, pelas 13h00, na Portugal Smart Cities Summit 2019 e conta com o apoio institucional da Comissão Europeia e da Secretaria de Estado da Energia.
O Consórcio que irá assinar este pacto junta Câmaras Municipais, Academia, Empresas, Terceiro Setor e Organizações Setoriais (listadas abaixo):
· ADENE – Agência para a Energia
· RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente
· AEP – Associação Empresarial de Portugal
· Fundação AIP
· ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
· GoParity – Plataforma de Financiamento Colaborativo para a sustentabilidade
· TRIVALOR, SGPS.
· Universidade Católica Portuguesa
· APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis
· Câmara Municipal Santo Tirso
· Câmara Municipal Braga
· Câmara Municipal de Gaia
O Pacto Intersectorial para a Energia Sustentável tem como objetivos fundamentais combater o desperdício de energia, promover a adoção de soluções e tecnologias mais eficientes, limpas e sustentáveis; e estabelecer um acordo intersetorial – Público e Privado -, permanentemente aberto e de adesão livre, que promova a energia sustentável.
A revisão e aprovação do presente Pacto ficou a cabo da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia, a SE Energia, a ADENE (Agência para a Energia), da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Fundação AIP. A assinatura do Pacto é promovida pela GoParity enquanto sociedade gestora do Programa Ponto Energia, consórcio que junta diversas Agências de Energia, em conjunto com a AEP e CIP.