Esta sexta-feira, 12 de abril, o nosso país evoca, de forma pioneira, o Dia Nacional do Ar, instituído pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 64/2019 que será percursor da campanha nacional “Por um país com bom ar”. A apresentação da campanha tem lugar amanhã, 12 de abril, pelas 11h00, no Castelo de São Jorge e conta com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos
Fernandes.
Correspondendo ao interesse crescente que as questões de poluição do ar têm vindo a assumir, reconhece-se premente alertar, sensibilizar e envolver a sociedade no fomento da responsabilidade pessoal e maior motivação e compromisso com a proteção da qualidade do ar. Para alcançar este desígnio entendeu-se criar uma jornada anual para a dinamização de compromissos e iniciativas, mobilizando diferentes intervenientes para a desafio de preservação e melhoria da qualidade do ar atual e futura.
A apresentação da campanha “Por um país com bom ar” e a comemoração do Dia Nacional do Ar terão lugar neste 12 de abril, pelas 11h00, no Castelo de São Jorge, em Lisboa, ocasião em que se conhecerão os embaixadores da campanha e se assumirão protocolos de parceria com municípios e entidades, na presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.
Rui Nabeiro, Cuca Roseta, Rui Veloso, Naíde Gomes, Joaquim de Almeida, André Sardet são algumas das individualidades que se associam a esta campanha enquanto embaixadores.