O Pingo Doce vai poupar 25.000 kg de plástico por ano, com o lançamento de cotonetes com bastão em papel, deixando de comercializar cotonetes com bastão em plástico. O novo produto, que já se encontra nas lojas, pretende contribuir para a redução da poluição marítima.
Este lançamento insere-se na estratégia de responsabilidade social do Pingo Doce, nomeadamente no projeto “Amar o Mar”, um programa que agrega todas as iniciativas em prol da preservação dos oceanos que a insígnia leva a cabo.
Atacar o problema da poluição por plástico implica reduzir a quantidade de plástico de utilização única, estimando-se que este tipo de plástico represente 50% do lixo marinho. Os cotonetes com bastão de plástico são um dos dez produtos de utilização única que mais poluem os oceanos.
Deste programa faz também parte a substituição, já iniciada em diversas lojas do Pingo Doce em janeiro, do saco de plástico vendido para o transporte das compras, por um saco feito com, pelo menos, 80% de plástico reciclado pós-consumo. Com este lançamento, o Pingo Doce promove os princípios da economia circular, ao mesmo tempo que sensibiliza os consumidores para a importância da separação e reciclagem de resíduos. Este saco é um exemplo de como é possível dar uma nova utilidade aos plásticos já utilizados, evitando a produção e consequente entrada no mercado de novo plástico e, por essa via, reduzindo o consumo de recursos fósseis (matéria-prima dos sacos de plástico convencionais).