No âmbito dos Desafios das Alterações Climáticas que tem obrigado a altarar paradigmas e a operar mudanças de comportamentos, o CDS-PP vai realizar uma Conferência, para a qual convidou diversos especialistas que se prontificaram a partilhar o seu conhecimento e a sua visão sobre o tema. Este debate será no dia 12 de dezembro, quarta-feira, às 9h30, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.
O CDS-PP tem vindo a manifestar a sua preocupação sobre esta matéria e entende que, num momento em que se discute o próximo Quadro Plurianual de Programação Financeira, a questão da água tem de estar em cima da mesa.
Numa nota enviada à imprensa, pretende-se com esta Conferência “promover uma reflexão e análise sobre estas questões, sobre o que poderemos e deveremos fazer para nos adaptarmos em matéria de água e mitigarmos os efeitos esperados destes impactos”.
O impacto das Altertações Climáticas já se faz sentir e será ainda mais forte e intenso nos próximos anos e na próxima década, sendo que, em Portugal, a água é e será um recurso ao qual teremos de dar toda a atenção, independentemente das medidas para a redução das emissões carbónicas. Todos os indicadores apontam para que haja períodos cada vez mais intensos e curtos de precipitação, acompanhados de períodos mais longos de seca.
Este é um debate que importa a todos os sectores de atividade enquanto utilizadores dos recursos hídricos – da agricultura à indústria, não esquecendo o abastecimento humano que, sendo prioritário em caso de escassez, o passado recente mostra que poderá também estar ameaçado.