A Vulcano atribuiu recentemente um prémio ao melhor estudante da unidade curricular de Energia e Alterações Climáticas, do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, da FCT NOVA. Cláudio Duarte recebeu, das mãos de Nadi Batalha, esta distinção de forma a premiar o seu talento e dedicação numa área de extrema importância para a marca nacional.
A atribuição do prémio surge na sequência de uma parceria estabelecida entre a Vulcano e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), uma iniciativa no âmbito da política empresarial e de proximidade da Vulcano com o mundo académico, bem como da constante preocupação com questões ambientais.
Para Nadi Batalha, coordenadora do Departamento de Marketing da Vulcano: “A Vulcano tem vindo a promover, cada vez mais, a aproximação ao mundo universitário, nomeadamente em áreas académicas de grande importância e relevância para nós, como o ambiente e a sua preservação. Deste modo, temos identificado projetos de elevado valor e que merecem ser distinguidos. Este prémio é um bom exemplo disso mesmo, para além de consolidar esta nossa aproximação ao mundo académico, pretende também ser um estímulo e um reconhecimento do potencial dos jovens universitários numa área que consideramos de extrema importância, como o ambiente e as alterações climáticas. Aliás, estas temáticas estão no cerne de todos os projetos de Investigação & Desenvolvimento de produtos que desenvolvemos diariamente.”
Para Cláudio Duarte, melhor aluno da unidade curricular Energia e Alterações Climáticas, “apesar de existirem cada vez mais departamentos de I&D nas empresas, acredito que é nas Universidades que começa o interesse pela temática da inovação, onde se associa a excelência de corpos docentes experientes com a audácia e criatividade dos futuros engenheiros. Penso que o tecido empresarial deve procurar trabalhar de modo mais próximo com as universidades e centros de investigação científica, de forma a conseguir inovar nos seus produtos e serviços, nos seus processos e até na sua comunicação e responsabilidade social”.
Para além disso, Cláudio Duarte reforçou ainda que “marcas como a Vulcano têm tido um papel muito importante em termos de promoção da eficiência energética e através da oferta de produtos inovadores e eficientes, têm vindo a contribuir para que existam edifícios com soluções de climatização e aquecimento de águas quentes cada vez mais sustentáveis e económicas”.