O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, irá estar em Nova Deli, entre 30 de setembro e 2 de outubro, a convite do governo indiano para participar na Mahatma Gandhi International Sanitation Convention.
O mercado da água na Índia oferece um enorme potencial, com grande necessidade de implantação de infraestruturas de água e saneamento e de gestão de sistemas infraestruturais, de capacitação e de regulação dos serviços de águas e resíduos.
Recentemente, na Global Water Summitt 2018, a Índia foi considerada como o país com mais oportunidades no setor da água em 2019. O governo indiano definiu como prioridades desenvolver sistemas de abastecimento de água para toda a população e modernizar os sistemas existentes.
Neste contexto, destacam-se, entre outros, dois projetos em curso na Índia que assumem particular relevância, nomeadamente um projeto de despoluição do Rio Ganges (Clean Ganga Initiative), com financiamento de cerca de 1,5 biliões de dólares do Banco Mundial. O segundo é a iniciativa Smart Cities, que abrange mais de 100 cidades indianas, com um plano de investimentos previsto de 7 mil milhões de dólares, em que o ambiente é uma das vertentes contempladas.
Nos dias 4 e 5 de outubro, realizar-se-á a 4th Water Innovation Summit 2018, também em Nova Deli, organizada pela Confederation of Indian Industry.